Oficina de Pintura – 17h30 às 18h30
14 de abril de 2016
Livro: ‘O Mundinho Azul’
15 de abril de 2016

Dicas de lição de casa

Na Educação Infantil a lição de casa é muito importante, pois é a ponte entre a escola e a família. A lição dá oportunidade para que a criança possa falar com a família sobre o que está aprendendo.

Funciona como uma atividade complementar possibilitando que a criança sistematize o conteúdo aprendido em sala de aula. Também tem o objetivo de incentivar a criação do hábito de estudar, além do período escolar. Mas agora que a escola começa a ganhar ares de “coisa séria”, qual o papel dos pais nesse processo? E, o mais importante, o que eles podem e devem fazer para ajudar? Veja algumas orientações a seguir:

  1. Estabeleça um local adequado

É importante que a lição seja feita num espaço favorável à concentração. Não dá para fazê-la na mesinha de atividades que a criança tem na sala de casa, em frente à TV. Você pode até aproveitar esse momento para fazer um “rito de passagem”, pontuando para o seu filho que ele está crescendo e precisa de uma escrivaninha, por exemplo. Se possível, pode ser divertido executar uma mudança no quarto dele, garantindo um local atraente e adequado para esse momento.

  1. Ajude a criança a organizar o espaço

A organização do espaço é fundamental para tornar o ambiente escolhido favorável à tarefa. Ninguém nasce organizado e nem aprende da noite para o dia! É preciso auxiliar a criança a desenvolver tal habilidade, assim como a ser cuidadosa com as próprias coisas. Incentive-a para que pegue o material da lição (seja livro, apostilha, folha) antes de começar e guardá-lo ao final. Além da autonomia, essas atitudes simples vão ajudá-la a diferenciar em o momento da brincadeira e o da “obrigação”.

  1. Determine um horário fixo

A tarefa tem de ser feita sempre num mesmo horário, pois isso ajudará a criança a incorporar a lição de casa em sua rotina de uma maneira mais tranquila. Não deixe a criança livre para determinar quando irá fazer a lição.

  1. Deixe a criança trabalhar sozinha

Você pode reler com seu filho o enunciado da lição para reforçar o que foi proposto, ainda que a professora, certamente, já o tenha explicado em classe. No entanto, jamais dê as respostas prontas. Caso contrário, pode “atropelar” a construção do raciocínio do seu filho. No caso dele apresentar dúvidas, encoraje-o a encontrar soluções e, caso não consiga, pergunte à professora. Errar ou não saber também faz parte da aprendizagem. O seu papel é ser um agente facilitador nesse caso, mas não o autor da história dele. O valor da lição de casa está em desenvolver a capacidade de pensar e de agir com autonomia.

Fonte: site www.babyblogbr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *