Ensino Fundamental

No ensino fundamental (anos iniciais – 1º ao 5ºano) proporcionamos aos estudantes situações que despertem o interesse pela aprendizagem, partindo de suas experiências.

Os objetos de conhecimento estão organizados em componentes curriculares (disciplinas), com o intuito de facilitar e sistematizar a exploração e descoberta desses conhecimentos pelos estudantes. 

O processo de aquisição da leitura e da escrita, o desenvolvimento do pensamento matemático, a compreensão dos fenômenos naturais e históricos, bem como o desenvolvimento da motricidade, das diferentes linguagens e das interações (consigo próprio, com o outro, com o meio, com a tecnologia) são alguns dos objetivos estabelecidos para este segmento.

No ensino fundamental (anos finais 6º ao 9ºano), os estudantes apresentam uma capacidade maior de processar informações, formular questões e tirar conclusões a partir de suas vivências e análises. O pensamento formal começa a estender-se a um número cada vez maior de objetos de conhecimento, graças à capacidade de formular hipóteses e à possibilidade de se colocar-se no lugar do outro. São alguns de nossos objetivos para esse segmento:

 

1) Dar condições para que o estudante se torne cada vez mais, um sujeito crítico e autônomo, a partir de reflexões fundamentadas;

2) Promover sua integração com o contexto histórico social, através da participação, colaboração, trocas, críticas e criação, tornando-o protagonista de sua aprendizagem;

3) Fornecer subsídios da ciência, da cultura e de técnica para a compreensão do seu mundo e momento histórico, de modo que possa agir nessa sociedade da forma mais consciente possível;

4) Reconhecer a importância de limites na convivência social;

5) Aperfeiçoar a sua autonomia, prazos estabelecidos, realização de tarefas e planejamento de suas ações com antecedência.