No Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano), os estudantes apresentam uma capacidade maior de processar informações, formular questões e tirar conclusões a partir de suas vivências e análises. O pensamento formal começa a estender-se a um número cada vez maior de objetos de conhecimento, graças à capacidade de formular hipóteses e à possibilidade de se colocar-se no lugar do outro. São alguns de nossos objetivos para esse segmento:
1) Dar condições para que o estudante se torne cada vez mais, um sujeito crítico e autônomo, a partir de reflexões fundamentadas;
2) Promover sua integração com o contexto histórico-social, através da participação, colaboração, trocas, críticas e criação, tornando-o protagonista de sua aprendizagem;
3) Fornecer subsídios da ciência, da cultura e de técnica para a compreensão do seu mundo e momento histórico, de modo que possa agir nessa sociedade da forma mais consciente possível;
4) Reconhecer a importância de limites na convivência social;
5) Aperfeiçoar a sua autonomia, prazos estabelecidos, realização de tarefas e planejamento de suas ações com antecedência.
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